Casos de sucesso

Grupo Zoom e o desafio da transformação
O GRUPO ZOOM é uma empresa familiar que nasceu em 1976 com o único objetivo de conectar a Venezuela com o mundo por meio de pacotes e mensagens de documentos. Por isso, e com base nesse objetivo, em apenas um ano conseguiram abrir o primeiro escritório em Miami para expandir seu portfólio para um dos mercados mais fortes e com maior volume de embarques do mundo. A partir desse momento e dentro da estratégia corporativa, diferentes linhas de negócios foram estabelecidas como as seções virtuais BUZOOM em 1984, agência internacional de assinaturas de revistas MEGAZOOM em 1991, casa de câmbio ZOOM em 2001, entre muitas outras, o que permitiu ter uma dinâmica e grandes negócios a nível regional. Agora, o Grupo Zoom, sendo um dos líderes regionais de negócios no setor de Courier e transações de baixo valor, quer sustentar essa força que, baseada na tecnologia, tem permitido perdurar desde a sua criação e continuar a crescer para prestar um melhor serviço a seus clientes – garante Carlos Atencio, vice-presidente da empresa.
Desafio
Dentro da Transformação Digital que a empresa busca fazer frente aos novos desafios que o mercado está impondo, o Grupo Zoom visa modernizar sua atual infraestrutura de Datacenter que lhes permita ser mais ágeis na implantação e adoção de novos processos, levando seu Know How that posicionou-os como líderes na região. Para isso, eles veem que a tecnologia de nuvem pública é a opção que melhor atende às suas necessidades.
Dentro deste processo existem grandes desafios que devem ser levados em consideração para conseguir implementar a solução com sucesso, em primeiro lugar, os sistemas legados que a empresa possui representam um dos processos mais críticos por ser o Core do negócio, e para que Se for uma migração satisfatória, seus componentes devem ser atualizados para que possam ser implementados nos novos sistemas operacionais, portanto, dentro deste desafio, é imprescindível utilizar ferramentas que migrem da forma mais transparente possível, com o conhecimento de especialistas que delimitam o escopo das plataformas .nuvem. Outro desafio são os bancos de dados que devem ter desempenho superior, já que por se tratar de uma rede de baixo valor, são armazenados 3 milhões de registros por dia de operações financeiras como remessas e pagamentos, enfim a interconectividade que a empresa possui deve atender a elevados padrões. e confiabilidade, pois conecta cerca de 10 parceiros de negócios, incluindo a Western Union.
Responder
Dentro da solução, duas zonas de implantação são definidas no GCP, em uma a DMZ é implementada e na outra, uma rede privada, para que a comunicação com os servidores na DMZ seja feita diretamente através do Google Gateway, isso permite que você faça uso das qualidades desse componente do Google, sem a necessidade de implementar dispositivos de firewall de alta disponibilidade. Para comunicações com parceiros externos, um concentrador VPN de alta disponibilidade do tipo PFSense Appliance é implementado, que é o ponto de entrada para a zona privada, da mesma forma, a zona privada terá acesso por RFC 1918 às instâncias do Compute Engine onde os bancos de dados PostgreSQL 9.6 .
Dentro da estratégia de implementação, é proposto o modelo DRP, através de um script (Deployment Manager) que permite a implantação da infraestrutura entre us-east4 e us-east1 para que caso haja alguma falha, o mesmo modelo possa continuar a ser utilizado. De DMZ graças ao fato do PFSense ser encontrado nas duas regiões (Master e Slave), enquanto o HA foi proposto para o banco de dados (cobrindo gaps regionais).
Em termos de monitoramento da aplicação e operação dos diferentes componentes, o Stackdriver é usado por meio do qual há uma solução de problemas mais rápida no momento de uma contingência. Por outro lado, foi definido qual o nível de logging adequado e os módulos stackdriver a ter nos servidores de base de dados e outros, de forma a garantir a informação necessária à análise de qualquer evento anómalo na plataforma.
*Todos os direitos reservados. Esta publicação tem fins comerciais, informativos e ilustrativos. Os conteúdos deste portal têm como único objetivo evidenciar os casos de sucesso desenvolvidos, implementados, geridos e apoiados pela SERVINFORMACIÓN. Por ocasião dos contratos, ordens de compra e demais instrumentos jurídicos celebrados com as referidas empresas. As informações publicadas têm como objetivo exclusivo a descrição do serviço contratado, respeitando os compromissos de confidencialidade, não divulgação e uso da marca. A SERVINFORMACIÓN em nenhuma hipótese revela informação de caráter confidencial, sensível ou reservado de acordo com o serviço contratado e de acordo com o marco regulatório da Lei 1581 de 2012, do Decreto 1377 de 2013 e demais normas que regulam a proteção de dados pessoais na Colômbia. Esta publicação é apoiada em parte pelo arcabouço da Lei 1150 de 2007, do Decreto 19 de 2012 e do Decreto 1082 de 2015 que regulamentam as compras públicas na Colômbia e o direito das empresas de registrar e publicar a experiência em um Registro Único de Licitantes (RUP ) com o intuito de se apresentarem como licitantes nas diversas modalidades de contratação pública. SERVINFORMACIÓN Ao publicar os nomes das entidades e empresas através do logotipo, texto e fotografias, NÃO se deve interpretar que entre a SERVINFORMACION e as entidades existe uma parceria de facto, consórcio, união temporária, associação, participação ou joint venture. O logotipo e a marca foram retirados da página principal da Entidade, sem qualquer alteração e a título ilustrativo e apenas para referência. A única relação que existe ou existiu entre a entidade e a empresa mencionada foi a prestação de um serviço. Se você considera que estamos violando seus direitos com alguma publicação (texto, fotografia ou uso de logotipo), entre em contato conosco pelo e-mail: servinformacion@servinformacion.com e esta publicação será ampliada, apoiada ou corrigida.
Você tem um projeto de transformação digital em mente?
Aumente a produtividade da sua empresa e melhore as suas oportunidades de negócio
Conte-nos sua ideia.
conte-nos sua ideia