Casos de sucesso

Indústria: Tecnologia e Serviços de Inovação
Localização: Colômbia
Localização: Colômbia
Sobre a migração de infraestrutura lógica
A Gluky tinha sua infraestrutura em Amazon Web Services e Digitalocean com a qual trabalham os aplicativos e bancos de dados de vários de seus clientes, eles queriam reduzir custos e obter melhores benefícios na nuvem para inovar e dar maior valor aos seus clientes, então optaram por migrar para o Google Cloud Platform para aproveitar os grandes benefícios do pagamento conforme o uso, infraestrutura e aplicativos personalizados e amplo suporte e integração com tecnologias de código aberto.
Desafio
Inicialmente, o objetivo principal era reduzir custos com a migração de seus aplicativos funcionais para o Google Cloud Platform, implantando o produto legado em Drupal para cada um dos Clusters Kubernetes.
Solução
Os aplicativos e bancos de dados que eles tinham no Amazon Web Services e DigitalOcean foram migrados com sucesso para o Google Cloud Platform em um único Kubernetes Engine Cluster, os bancos de dados foram para o Cloud Sql, onde uma grande redução de custo foi obtida por serem superdimensionados.
A arquitetura foi alterada para uma em que um único cluster é usado, ele reside dentro da VPC compartilhada e existe por ambiente (um total de dois clusters, produção e desenvolvimento), cada aplicativo é dividido por pool de nós, de Este modo separa o conceito administrativo de aplicação por máquinas virtuais por pool de nós, enquanto para a parte administrativa do cluster os aplicativos são separados por workspaces (namespaces), conseguindo isolar as informações dos clientes.
Da mesma forma, cada cliente tem um banco de dados Redis na memória e um banco de dados Cloud SQL transacional, o primeiro usado para o cache de consulta do banco de dados e o segundo usado para todo o tópico transacional gerado no Drupal, sendo o último a base do imagem de todos os aplicativos para o GCP.
Apenas uma máquina virtual foi implementada no segmento DMZ, com o objetivo de permitir que a equipe de BI se conecte a bancos de dados relacionais de forma segura e privada, trabalhando como um cliente VPN para site com OpenVPN com um cliente linux.
A base de negócios principal é gerada por meio de uma única imagem Drupal dockerizada, implantada do Bitbucket por meio do Bitbucket Devops e armazenada no Container Registry no GCP.
Tudo isso contribuiu para o crescimento e a otimização tecnológica da Gluky, incentivando novos projetos de Analytics, Machine Learning, DevOps e Security, consolidando sua confiança no Google Cloud Platform como seu principal provedor de tecnologia em nuvem.
Resultados da migração para o Google Cloud Platform
Com a migração para o Google Cloud Platform, foi possível dar suporte aos seus aplicativos e bancos de dados de seus diferentes clientes e foi possível obter os benefícios de ter plataformas como serviço e software como serviço para atingir um foco de negócios na inovação e não na gerenciamento administrativo da infraestrutura, aproveitando também a escalabilidade, durabilidade e alta disponibilidade dos serviços do Google Cloud Platform para atender aos acordos de nível de serviço subjacentes com clientes, pagamento por uso, descontos por uso contínuo e compromissos de uso contínuo para obter baixos custos e grande capacidade para crescimento.
Esta migração alavancada pela equipe do Google Cloud Platform e Servinformación conseguiu beneficiar Gluky, uma vez que eles aproveitaram os grandes benefícios tecnológicos e alcançaram a alavancagem de diferentes projetos de aprendizado de máquina e IA, análise de dados e infraestrutura, estendendo assim os serviços oferecidos a cada um de seus clientes.
Sobre o cliente
A Gluky é uma empresa especializada em incentivar, reter e motivar funcionários, forças de vendas, canais e clientes, ajudando a melhorar os resultados de nossos clientes, oferecendo-lhes um amplo portfólio de benefícios que estão ligados ao propósito de cada marca.
O negócio, que nasceu em 2007, consiste no desenvolvimento de estratégias de reconhecimento e remuneração que incentivem e fidelizem, desde equipes de vendas até canais de marketing e clientes. Eles mobilizam pessoas para atender aos indicadores de negócios por meio de uma plataforma tecnológica que permite que esses programas sejam implantados de forma escalável, mensurável e gerem as informações que orientam os incentivos.
Servinformación S.A
Somos uma empresa de dados, líder no desenvolvimento de soluções que organizam e enriquecem a informação dos nossos clientes.
Produtos do Google Cloud Platform usados
Compute Engine: O Compute Engine oferece máquinas virtuais que podem ser configuradas e executadas nos data centers do Google. Essas máquinas têm armazenamento em bloco e uma infraestrutura de rede de alto desempenho. O aplicativo Drupal precisa compartilhar uma zona de arquivo persistente com confiabilidade para gravar nela, para isso um disco GCE com instantâneos habilitados é usado, que é apresentado ao aplicativo por meio de um NFS , que por sua vez é convertido por meio de um Volume Persistente (PV) e um PVC (Reivindicação de Volume Persistente) em um ponto de montagem para o aplicativo Drupal.
Kubernetes Engine: Consiste em um Master 100% gerenciado pelo Google e é onde está localizada a instalação base do Kubernetes, funciona como o cérebro do Cluster, Nodes que são as máquinas virtuais que suportam o Cluster, Pods que são a abstração dos contêineres que são baseados em imagens normalmente compiladas pelo Docker. O Kubernetes Engine se destaca por fornecer o sistema operacional com “Hardening” projetado para GKE (Container-Optimized OS), ele fornece escalonamento automático, atualização automática, reparo automático e suporta nós interruptíveis (mais baratos), neste produto Gluky hospeda os diferentes aplicativos compostos por microsserviços .
Cloud Sql: O Cloud SQL é um serviço de banco de dados totalmente gerenciado que facilita a configuração, manutenção e gerenciamento de bancos de dados MySQL relacionais no Cloud Platform. O conector do Cloud SQL permite que você acesse as informações do banco de dados do Cloud SQL a partir do Data Studio. Os bancos de dados do aplicativo Gluky são Cloud SQL com MySQL 5.7, eles funcionam fora do cluster e têm um tamanho diferente dependendo de O aplicativo funciona sem HA, ele se conecta por meio de um ExternalName de o cluster e um IP privado.
Container Registry: É a tecnologia que fornece armazenamento privado de imagens docker, concessão de versionamento, varredura automática de vulnerabilidades nas imagens, de forma rápida e com alta disponibilidade por padrão. O aplicativo é implantado através do Bitbucket DevOps no Container Registry, de onde é utilizado nas implantações do aplicativo no mesmo cluster, o aplicativo mencionado acima é baseado no Drupal e, em geral, todos os aplicativos no cluster usam o mesmo conceito de implantação por meio do Bitbucket como base.
Armazenamento na núvem: É um armazenamento de objeto com armazenamento ilimitado sem tamanho mínimo de objeto, fornece acessibilidade e locais de armazenamento em todo o mundo, baixa latência, durabilidade de 99,9% por isso é seguro e confiável, fornece diferentes classes de armazenamento para qualquer carga de trabalho, permite lidar com versionamento e ciclo de vida dos objetos, criptografia em repouso por padrão e possibilidade de utilização de chaves de criptografia gerenciadas ou fornecidas por cada usuário, entre os diversos benefícios, o que mais se destaca é o baixo custo e o pagamento apenas pelo que está armazenado.
Redis MemoryStore: Memorystore para Redis fornece um serviço totalmente gerenciado para armazenamento de dados na memória do Redis que permite que caches de aplicativos sejam criados para fornecer acesso aos dados em menos de milissegundos. O Drupal gerencia um cache na memória por meio de um banco de dados como o Redis, implantado no Memorystore , o serviço Redis gerenciado pelo GCP, a conexão com ele é realizada por meio de um ExternalName e um IP privado, que pode ser alcançado por meio do mesmo VPC em que o banco de dados está conectado.
VPC compartilhada: Na VPC compartilhada, uma organização pode conectar recursos de vários projetos a uma rede de nuvem privada virtual (VPC) comum para se comunicar com segurança e eficiência usando IPs internos nessa rede. Ao usar uma VPC compartilhada, você deve designar um projeto como um projeto host e conectar um ou mais projetos de serviço a ele. As redes VPC no projeto host são conhecidas como redes VPC compartilhadas. Os recursos qualificados para projetos de serviço podem usar sub-redes na rede VPC compartilhada. O projeto consiste em uma VPC compartilhada separada em um projeto separado, para alcançar funções de aplicativo independentes por funções de equipe, o projeto de VPC compartilhada é infra-compartilhado e produtivo, que tem as redes e sub-redes necessárias para os diferentes nós e ambientes Gluky.
*Todos os direitos reservados. Esta publicação tem fins comerciais, informativos e ilustrativos. Os conteúdos deste portal têm como único objetivo evidenciar os casos de sucesso desenvolvidos, implementados, geridos e apoiados pela SERVINFORMACIÓN. Por ocasião dos contratos, ordens de compra e demais instrumentos jurídicos celebrados com as referidas empresas. As informações publicadas têm como objetivo exclusivo a descrição do serviço contratado, respeitando os compromissos de confidencialidade, não divulgação e uso da marca. A SERVINFORMACIÓN em nenhuma hipótese revela informação de caráter confidencial, sensível ou reservado de acordo com o serviço contratado e de acordo com o marco regulatório da Lei 1581 de 2012, do Decreto 1377 de 2013 e demais normas que regulam a proteção de dados pessoais na Colômbia. Esta publicação é apoiada em parte pelo arcabouço da Lei 1150 de 2007, do Decreto 19 de 2012 e do Decreto 1082 de 2015 que regulamentam as compras públicas na Colômbia e o direito das empresas de registrar e publicar a experiência em um Registro Único de Licitantes (RUP ) com o intuito de se apresentarem como licitantes nas diversas modalidades de contratação pública. SERVINFORMACIÓN Ao publicar os nomes das entidades e empresas através do logotipo, texto e fotografias, NÃO se deve interpretar que entre a SERVINFORMACION e as entidades existe uma parceria de facto, consórcio, união temporária, associação, participação ou joint venture. O logotipo e a marca foram retirados da página principal da Entidade, sem qualquer alteração e a título ilustrativo e apenas para referência. A única relação que existe ou existiu entre a entidade e a empresa mencionada foi a prestação de um serviço. Se você considera que estamos violando seus direitos com alguma publicação (texto, fotografia ou uso de logotipo), entre em contato conosco pelo e-mail: servinformacion@servinformacion.com e esta publicação será ampliada, apoiada ou corrigida.
Você tem um projeto de transformação digital em mente?
Aumente a produtividade da sua empresa e melhore as suas oportunidades de negócio
Conte-nos sua ideia.
conte-nos sua ideia