Casos de sucesso

Puntored é uma empresa colombiana Fintech que ajuda a promover o crescimento de empresas independentes, fornecendo serviços financeiros por meio de aplicativos inovadores, oferecendo produtos virtuais e serviços transacionais em vários pontos de venda. A Puntored iniciou suas atividades em 2004 como um negócio focado na recarga eletrônica de celulares, tornou-se uma rede de tecnologia apoiada em uma plataforma robusta e com capacidade para realizar e oferecer serviços de pagamento em todo o país. Foi fundada por Andrés Albán, atual CEO da empresa e que em 2012 foi distinguido como empresário Endeavor e em 2014 foi o vencedor do MIT – Inovadores Menores de 35 anos
Andrés Albán, fundador e CEO da Puntored, afirma “Somos uma empresa que facilita a vida de milhões de pessoas da base da pirâmide no acesso a serviços financeiros, além disso, geramos receitas adicionais para milhares de lojistas em todo o território nacional ”. O sucesso de Puntored reside no seu serviço de inclusão financeira que promove a digitalização da economia, tarefa nada simples, mas é precisamente o que PuntoRed alcançou nos seus 14 anos de história a nível nacional, estendendo-se a Porto Rico e no nos próximos anos, eles planejam continuar sua expansão para alguns países da América Central.
Em 2014, a revista americana MIT Technology Review organizou na cidade de Medellín, Colômbia, um fórum sobre as empresas mais inovadoras da Colômbia na área de empreendedorismo e em tecnologias básicas complexas: nanotecnologia, os desafios da medicina e a Internet como um plataforma de crescimento da sociedade. Na ocasião, a Conexred recebeu um dos dez prêmios “Inovadores menores de 35 anos” com o projeto “Rede de pagamento e cobrança eletrônica para pessoas sem conta e de baixa renda”. Esse reconhecimento tem sido mais uma motivação que tem levado a Puntored a buscar expandir sua presença no país, desenvolvendo soluções tecnológicas voltadas para o crescimento e fortalecimento da inclusão financeira, especialmente para pequenas empresas, para que desenvolvam seus negócios por meio de tecnologia e tecnologia. serviços financeiros.
Atualmente, Puntored tem cerca de 72.000 pontos que em 2018 realizaram cerca de 300 milhões de transações e espera ter mais de 500.000 negócios conectados por meio de seu serviço Mi Caja em um futuro próximo.
Desafio
Em 2016 nasceu uma aliança entre Puntored e Servinformación, com a ideia de tomar os dados gerados pelo consumo dos diferentes produtos oferecidos nas lojas de bairro (canal tradicional) e convertê-los em informações que permitam conhecer em detalhe o comportamento das vendas e que, por sua vez, o lojista fideliza esses novos processos e passa a conhecer seu negócio de forma mais abrangente. É por isso que a equipe do Puntored realiza um projeto de desenvolvimento baseado na infraestrutura do Google Cloud Platform, que permite armazenar as informações de consumo registradas pelos lojistas e gerar análises estatísticas das vendas filtradas pelas principais variáveis de marketing de forma que as empresas podem contar com uma nova forma de identificar oportunidades de consumo para implementar suas estratégias de marketing. Os desafios envolvidos nesta decisão são a definição dos processos, incluindo a tecnologia, de captação dos dados do canal tradicional e a forma como esses dados serão estruturados para realizar o processamento e análise das informações de forma consistente, também. como a forma pela qual os resultados da análise serão visíveis para uma interpretação correta.
Solução
O esquema do serviço é suportado por uma plataforma online, o Servipunto, que permite consultar a informação de forma ágil e adequada às necessidades, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis na Google Cloud Platform. A Servinformación participou do processo de definição da infraestrutura e aspectos técnicos que suportam todo o processo de captura de informação, transformação e análise de dados, visualização de resultados e inclusão de melhores práticas nos produtos GCP.
Aproveitando produtos como o Google AppEngine, a Puntored implantou o back-end que permite atender a ingestão de informações de vendas por meio de dispositivos móveis localizados em canais tradicionais. Da mesma forma, o Cloud Datastore foi usado para armazenar informações transacionais de acordo com a forma como o lojista as registra, para processos e processamento de EL foi usado o Cloud Dataflow; No processo de transformação, o Cloud Dataprep e, finalmente, o Google BigQuery foram usados para dar suporte ao processo de análise. Tableau é a ferramenta usada para visualizar os dados de uma forma que seja compreensível.
“Graças à tecnologia disponível no Google Cloud Platform, Puntored e Servinformación fortaleceram sua aliança para gerar projetos tecnológicos que vinculam os dois núcleos de negócios, permitindo que as pequenas empresas aprimorem seus negócios por meio da tecnologia e do acesso a serviços financeiros, enquanto o progresso é feito na transformação de Pequenos Dados em Big Data. “
Sergio Lopez – Vice-presidente de Operações e Tecnologia
*Todos os direitos reservados. Esta publicação tem fins comerciais, informativos e ilustrativos. Os conteúdos deste portal têm como único objetivo evidenciar os casos de sucesso desenvolvidos, implementados, geridos e apoiados pela SERVINFORMACIÓN. Por ocasião dos contratos, ordens de compra e demais instrumentos jurídicos celebrados com as referidas empresas. As informações publicadas têm como objetivo exclusivo a descrição do serviço contratado, respeitando os compromissos de confidencialidade, não divulgação e uso da marca. A SERVINFORMACIÓN em nenhuma hipótese revela informação de caráter confidencial, sensível ou reservado de acordo com o serviço contratado e de acordo com o marco regulatório da Lei 1581 de 2012, do Decreto 1377 de 2013 e demais normas que regulam a proteção de dados pessoais na Colômbia. Esta publicação é apoiada em parte pelo arcabouço da Lei 1150 de 2007, do Decreto 19 de 2012 e do Decreto 1082 de 2015 que regulamentam as compras públicas na Colômbia e o direito das empresas de registrar e publicar a experiência em um Registro Único de Licitantes (RUP ) com o intuito de se apresentarem como licitantes nas diversas modalidades de contratação pública. SERVINFORMACIÓN Ao publicar os nomes das entidades e empresas através do logotipo, texto e fotografias, NÃO se deve interpretar que entre a SERVINFORMACION e as entidades existe uma parceria de facto, consórcio, união temporária, associação, participação ou joint venture. O logotipo e a marca foram retirados da página principal da Entidade, sem qualquer alteração e a título ilustrativo e apenas para referência. A única relação que existe ou existiu entre a entidade e a empresa mencionada foi a prestação de um serviço. Se você considera que estamos violando seus direitos com alguma publicação (texto, fotografia ou uso de logotipo), entre em contato conosco pelo e-mail: servinformacion@servinformacion.com e esta publicação será ampliada, apoiada ou corrigida.
Você tem um projeto de transformação digital em mente?
Aumente a produtividade da sua empresa e melhore as suas oportunidades de negócio
Conte-nos sua ideia.
conte-nos sua ideia